O Ministério da Educação (MEC) divulga diversos índices de qualidade das Instituições de Ensino Superior e seus cursos. Entenda cada um deles:
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta, como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
O CPC também mantém relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, assim, os cursos não tem um CPC novo todos os anos. As áreas e eixos tecnológicos de cada ano do ciclo são os seguintes:
Áreas - Bacharelados e Licenciaturas
Ano I - Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins (2016);
Ano II - Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins (2017);
Ano III - Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins (2018).
Eixos Tecnológicos
Ano I - Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança (2016);
Ano II - Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Industrial (2017);
Ano III - Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design (2018).
Índice Geral de Cursos (IGC)
O Índice Geral de Cursos (IGC) é construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.
Conceito do Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Este conceito final é feito a partir de uma avaliação presencial dos cursos pelos técnicos do MEC e pode confirmar ou modificar o CPC.
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O IDD é um indicador de qualidade que mensura o valor agregado pelo curso aos estudantes concluintes do curso. Esta evolução é avaliada pela diferença de suas notas do Enem e do Enade.
Desde 2014, o cálculo do IDD é calculado para ocorre cada aluno tenha realizado o Enem e o Enade.
Esse indicador é calculado desde a primeira edição do Enade, em 2004, como componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Conceito Institucional (CI)
Todas as Instituições de Ensino Superior passam regularmente por avaliações in locu realizadas por especialistas do Ministério da Educação (MEC). Estas avaliações analisam diversos aspectos da Instituição e dos cursos e emite uma nota entre 1 e 5.
As notas 1 e 2 são consideradas ruins e o MEC passa a dedicar mais atenção a elas, podendo instaurar protocolos de compromisso ou, em casos extremos, fechar cursos.