Algumas pessoas começam um negócio pensando no nome, outras deixam isto para o final. Grandes empresas, fazem até pesquisas de mercado para criar nomes de novas empresas ou produtos. 

O nome, seja de uma pessoa ou empresa, causa expectativa, boa ou ruim. Por isso, é importante pensar bem antes de começar o negócio, pois o nome vai auxiliar, ou atrapalhar, na divulgação da empresa.

Em alguns casos pode ser interessante relacionar o nome da empresa com o local. Ao pedir pizza as pessoas procuram pizzarias próximas de suas suas casas, devido ao tempo e valor da entrega. Assim, uma pizzaria localizada no bairro Santa Mônica pode atrair clientes se usar o nome “Pizzaria Santa Mônica”.

Diferentemente, uma empresa que presta serviços de instalação de pisos pode não ser bom ter o nome “Pisos Santa Mônica”. Isto porque os serviços são prestados em toda a cidade porém, utilizando este nome, pessoas de outros bairros podem pensar que a empresa atua apenas no Santa Mônica.

Algumas vezes vemos empresas, mesmo que totalmente nacionais, com nomes em inglês ou em outros idiomas. Se o seu público tiver contato com o idioma pode ser uma ideia interessante, mas se o seu público é da classe C, que sempre frequentou escolas públicas onde não é ensinado inglês, nunca fizeram cursos de idiomas e não convivem com pessoas que falem o idioma, o nome da empresa será algo sem sentido, que poderá ser pronunciado de maneira errada e difícil de ser lembrado. O público deve ter um mínimo contato com o idioma, para que possam assimilar e criar uma imagem da empresa a partir do nome.

O nome do negócio não deve restringir o público. Suponhamos que a Adriana esteja abrindo um salão de cabeleireiros e pretende atender homens e mulheres. Inicialmente ela pensou em dar o nome de Salão da Adri, mas com este nome a maioria das pessoas iria pensar que ela atende apenas mulheres. Para evitar este mal entendimento, poderia inserir mais informações, como “Salão da Josi – masculino e feminino”. Uma imagem que represente homens e mulheres também poderia ajudar. 

Estes foram apenas alguns exemplos, mas também deve-se prestar atenção em regionalismos e ditos populares que possam ser interpretados como pejorativos ou discriminatórios.

O ideal é sempre analisar como o público irá interpretar as coisas. Conversar com várias pessoas e fazer pesquisas pode bastante útil.

Em 28 de dezembro de 2018 o MEC publicou a Portaria nº 1.428, que dispõe sobre a oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial, despertando a...
Muitos foram surpreendidos com a publicação da Portaria do Ministério da Educação nº 1.421, de 28 de dezembro de 2018,  a qual define novos períodos para solicitação de:...
Índices de avaliação do MEC
Quarta, 19 Dezembro 2018
O Ministério da Educação (MEC) divulga diversos índices de qualidade das Instituições de Ensino Superior e seus cursos. Entenda cada um deles: Conceito Preliminar de Curso (CPC) O...
Obsolescência programada
Quarta, 22 Junho 2016
Antigamente os produtos eram extremamente duráveis. Móveis e eletrodomésticos eram fortes e resistentes, “feitos para a vida toda”. A partir dos anos 2000, as coisas começaram a ficar...
A comunicação e a Capivara
Sexta, 19 Fevereiro 2016
A comunicação é fundamental para qualquer empresa informar seus cliente e potenciais clientes sobre suas atividades, produtos, serviços, etc. Os meios de comunicação estiveram sempre em...
Até a década de 1990 os comerciais de carros, na TV, destacavam os atributos do veículo, como freios, segurança, consumo, etc. Já no final daquela década as mídias passaram a...
Ao aguardar em uma fila de banco os minutos se tornam horas e não é preciso fazer nenhuma pesquisa para constatar que ninguém gosta de aguardar. Supondo que o banco estivesse...
Escolhendo o nome da empresa
Sábado, 30 Janeiro 2016
Algumas pessoas começam um negócio pensando no nome, outras deixam isto para o final. Grandes empresas, fazem até pesquisas de mercado para criar nomes de novas empresas ou...
A importância do ponto comercial
Sábado, 30 Janeiro 2016
O ponto comercial pode ser um fator crucial para o novo empreendimento. O primeiro fator analisado é o preço do aluguel, que deve ser viável de acordo com o planejamento do...
    Muitos dizem que nada melhor do que aprender na prática, observando e fazendo. Realmente a vivência é muito rica, mas isto não significa, ao contrário do que muitas empresas...
A vantagem econômica certamente é almejada e trabalhada por todas as empresas a fim de se manterem no mercado e gerar renda para os seus proprietários e acionistas. No entanto, as...
A estratégia do oceano azul
Domingo, 10 Janeiro 2016
O livro “A estratégia do oceano azul”, dos autores Renée Mauborgne e W. Chan Kim é uma leitura fácil e muito explicativa que apresenta dois cenários de negócios: As empresas do...
É possível classificar os empreendedores em dois tipos. O primeiro é aqueles que inicia um negócio porque identificou uma oportunidade de mercado. Não necessariamente esta pessoa tem...
Polos Comerciais
Terça, 08 Dezembro 2015
Abrir uma empresa, principalmente um comércio, requer uma boa análise quanto ao local onde instalar o negócio. Se você estiver planejando abrir uma loja de calçados, por exemplo, no...
Ganhando visibilidade
Domingo, 06 Dezembro 2015
Em 2 de agosto de 2015 houve uma luta de MMA entre Ronda Rousey e a brasileira Bethe Correia. Foi a 9ª luta da carreira de Bethe e a 12ª de Ronda. Embora ambas estivessem invictas...
Como elaborar uma pesquisa de satisfação
Segunda, 30 Novembro 2015
Conhecer o cliente, seus interesses e sua satisfação é fundamental para adequar o seu negócio e pensar suas estratégias, marketing e esforços de venda. Cada empresa precisa...
Regulamentação de profissões
Segunda, 30 Novembro 2015
    Algumas profissões são regulamentadas no Brasil e apenas profissionais graduados em determinado curso podem exercer tal profissão. Os principais são os profissionais da área da...
Banco de dados e informações do cliente
Sábado, 28 Novembro 2015
Há alguns dias recebi um e-mail com a seguinte frase: “Seu contato conosco em 19/05/2010 demonstrou seu interesse por produtos e serviços relacionados às telecomunicações e acesso...
Muito se fala em sustentabilidade, seja nas empresas, na sociedade e nos países, mas quem são os profissionais que devem ser buscados quando desejamos tratar deste assunto? A...
Diversificação X Especialização
Sexta, 27 Novembro 2015
Quando pequeno eu tinha uma piada costumeira com minha irmã. Ao chegar em casa com pão um perguntava ao outro onde havia comprado e em tom irônico a resposta era “na farmácia”....