O ponto comercial pode ser um fator crucial para o novo empreendimento. O primeiro fator analisado é o preço do aluguel, que deve ser viável de acordo com o planejamento do negócio.

Depois disto, ao procurar um local, diversas ideias vem a mente, como o tamanho, a iluminação, a fachada, se circula bastante gente naquela área, etc. Mas qual deve ser o fator principal?

Para responder esta pergunta uma das principais análises deve ser feita a partir da identificação do público alvo do negócio. Algumas pessoas se confundem e dizem que o público-alvo é “todo mundo”. É claro que você irá atender todas as pessoas que entrarem em sua empresa, mas o público alvo são aquelas pessoas que você foca o seu produto ou serviço. As definições de público-alvo envolvem sexo, faixa etária, renda, hábitos, dentre outros. Por exemplo, uma loja de suplementos alimentares pode ter como público-alvo pessoas que frequentam academias, o que pode ser desdobrado em homens e mulheres de 20 à 35 anos, com renda acima de R$ 2.800,00. Para uma loja de produtos para artesanato o público-alvo pode ser composto por mulheres, acima de 50 anos, aposentadas, com renda indiferente.

Se você vai abrir qualquer negócio, é importante conhecer seu público-alvo e identificar onde estas pessoas estão ou por onde elas passam. Assim, no caso dos suplementos alimentares pode-se pensar em um ponto comercial próximo a academias ou em locais onde o público citado mora ou trabalha.

Nos últimos tempos tem surgido diversas clínicas médicas populares, voltadas para pessoas de menor renda. Exemplo de bons pontos para estes negócios podem ser próximos de terminais de ônibus, pois há grande circulação de pessoas e supõem-se que quem anda de ônibus, em sua maioria, são pessoas de menor renda.

Em oposto, uma empresa que forneça serviços de colocação de pisos, não precisa instalar-se em um local muito atrativo, pois os serviços são feitos sempre no cliente.

Se você está pensando em abrir qualquer tipo de negócio, na hora de procurar por um ponto comercial tenha em mente quem é o seu público e onde ele está.

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