A vantagem econômica certamente é almejada e trabalhada por todas as empresas a fim de se manterem no mercado e gerar renda para os seus proprietários e acionistas. No entanto, as dimensões ambiental e social muitas vezes são negligenciadas devido ao pensamento de que isto custa dinheiro e reduz o sucesso do fator econômico.


Como então desenvolver as três dimensões (econômica, ambiental e social)? É certo que o lado ambiental e social precisam de investimento financeiro, no entanto estes investimentos geram retornos a médio e longo prazo. Muitas vezes o retorno é indireto, o que faz com que se pense que o mesmo não existe, mas certamente fará parte dos resultados da empresa.

Alguns motivos para as empresas investirem em sustentabilidade são:
- Métodos mais eficientes e eficazes de utilização de recursos naturais (matérias primas, energia, água, etc.) geram economia. Eventualmente isto também pode antecipar tecnologias e se tornarão vantagem competitiva;
- Investindo em saúde e segurança há menos acidentes, faltas e indenizações trabalhistas;
- Melhores condições de trabalho também proporcionam qualidade de vida aos colaboradores reduzindo rotatividade, diminuindo custos de contratação e treinamento. Tudo isto incentiva o desenvolvimento pessoal, que resulta em produtividade e soluções inovadoras;
- A sustentabilidade pode proporcionar melhores relacionamentos com parceiros, fortalecendo laços e obtendo vantagens competitivas;
- O alinhamento com os itens citados evita o recebimento de multas e penalidades legais. A reputação adquirida com isto também atua como reforço positivo para o mercado e os consumidores;
- Tais práticas revelam a consolidação do negócio, atraindo mais investidores.

Ainda assim, é importante destacar que, infelizmente, muitas empresas não vislumbram tais benefícios ou divulgam ações no âmbito da sustentabilidade que, na verdade, são superficiais ou até mesmo enganosas. 

Muitas empresas alinhadas a sustentabilidade já demonstram a viabilidade de alinhar-se a estes conceitos. Não só resultados econômicos devem ser esperados, mas também a satisfação em contribuir com a criação de uma sociedade melhor. 

Em 28 de dezembro de 2018 o MEC publicou a Portaria nº 1.428, que dispõe sobre a oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial, despertando a...
Muitos foram surpreendidos com a publicação da Portaria do Ministério da Educação nº 1.421, de 28 de dezembro de 2018,  a qual define novos períodos para solicitação de:...
Índices de avaliação do MEC
Quarta, 19 Dezembro 2018
O Ministério da Educação (MEC) divulga diversos índices de qualidade das Instituições de Ensino Superior e seus cursos. Entenda cada um deles: Conceito Preliminar de Curso (CPC) O...
Obsolescência programada
Quarta, 22 Junho 2016
Antigamente os produtos eram extremamente duráveis. Móveis e eletrodomésticos eram fortes e resistentes, “feitos para a vida toda”. A partir dos anos 2000, as coisas começaram a ficar...
A comunicação e a Capivara
Sexta, 19 Fevereiro 2016
A comunicação é fundamental para qualquer empresa informar seus cliente e potenciais clientes sobre suas atividades, produtos, serviços, etc. Os meios de comunicação estiveram sempre em...
Até a década de 1990 os comerciais de carros, na TV, destacavam os atributos do veículo, como freios, segurança, consumo, etc. Já no final daquela década as mídias passaram a...
Ao aguardar em uma fila de banco os minutos se tornam horas e não é preciso fazer nenhuma pesquisa para constatar que ninguém gosta de aguardar. Supondo que o banco estivesse...
Escolhendo o nome da empresa
Sábado, 30 Janeiro 2016
Algumas pessoas começam um negócio pensando no nome, outras deixam isto para o final. Grandes empresas, fazem até pesquisas de mercado para criar nomes de novas empresas ou...
A importância do ponto comercial
Sábado, 30 Janeiro 2016
O ponto comercial pode ser um fator crucial para o novo empreendimento. O primeiro fator analisado é o preço do aluguel, que deve ser viável de acordo com o planejamento do...
    Muitos dizem que nada melhor do que aprender na prática, observando e fazendo. Realmente a vivência é muito rica, mas isto não significa, ao contrário do que muitas empresas...
A vantagem econômica certamente é almejada e trabalhada por todas as empresas a fim de se manterem no mercado e gerar renda para os seus proprietários e acionistas. No entanto, as...
A estratégia do oceano azul
Domingo, 10 Janeiro 2016
O livro “A estratégia do oceano azul”, dos autores Renée Mauborgne e W. Chan Kim é uma leitura fácil e muito explicativa que apresenta dois cenários de negócios: As empresas do...
É possível classificar os empreendedores em dois tipos. O primeiro é aqueles que inicia um negócio porque identificou uma oportunidade de mercado. Não necessariamente esta pessoa tem...
Polos Comerciais
Terça, 08 Dezembro 2015
Abrir uma empresa, principalmente um comércio, requer uma boa análise quanto ao local onde instalar o negócio. Se você estiver planejando abrir uma loja de calçados, por exemplo, no...
Ganhando visibilidade
Domingo, 06 Dezembro 2015
Em 2 de agosto de 2015 houve uma luta de MMA entre Ronda Rousey e a brasileira Bethe Correia. Foi a 9ª luta da carreira de Bethe e a 12ª de Ronda. Embora ambas estivessem invictas...
Como elaborar uma pesquisa de satisfação
Segunda, 30 Novembro 2015
Conhecer o cliente, seus interesses e sua satisfação é fundamental para adequar o seu negócio e pensar suas estratégias, marketing e esforços de venda. Cada empresa precisa...
Regulamentação de profissões
Segunda, 30 Novembro 2015
    Algumas profissões são regulamentadas no Brasil e apenas profissionais graduados em determinado curso podem exercer tal profissão. Os principais são os profissionais da área da...
Banco de dados e informações do cliente
Sábado, 28 Novembro 2015
Há alguns dias recebi um e-mail com a seguinte frase: “Seu contato conosco em 19/05/2010 demonstrou seu interesse por produtos e serviços relacionados às telecomunicações e acesso...
Muito se fala em sustentabilidade, seja nas empresas, na sociedade e nos países, mas quem são os profissionais que devem ser buscados quando desejamos tratar deste assunto? A...
Diversificação X Especialização
Sexta, 27 Novembro 2015
Quando pequeno eu tinha uma piada costumeira com minha irmã. Ao chegar em casa com pão um perguntava ao outro onde havia comprado e em tom irônico a resposta era “na farmácia”....