O livro “A estratégia do oceano azul”, dos autores Renée Mauborgne e W. Chan Kim é uma leitura fácil e muito explicativa que apresenta dois cenários de negócios: As empresas do oceano azul e as empresas do oceano vermelho.


Algumas características de cada uma é que o oceano vermelho é estático e visa competir nos mercados existentes, disputando com concorrentes a demanda existente. Enquanto isto as empresas do oceano azul criam novos espaços ainda inexplorados, onde vencerão pela inovação. De maneira sintética, enquanto as empresas do oceano vermelho são focadas nos concorrentes, as empresas do oceano azul não tem esta preocupação porque estão em mercados sem concorrentes pois são pioneiras, oferecendo o novo.

O livro trata desta migração do oceano vermelho para o azul, que certamente não é uma tarefa fácil e muitas empresas irão fracassar.

Antigamente as rupturas do tradicional eram muito lentas, por isso, mesmo as pessoas mais espertas tinham tempo para pensar. Henry Ford vivia no mundo de carroças e carruagens, até que cansou de lidar com cavalos e avançou em seus projetos do Ford T, que dominou o mercado por muito tempo.

Hoje, o ciclo de vida das inovações é muito rápido pois a capacidade de cópia é muito grande e logo após uma empresa lançar um produto, rapidamente os concorrentes já disponibilizam algo semelhante no mercado. Em alguns setores as empresas que chegam no oceano azul permanecem nele por pouco tempo, e precisam constantemente criar novos oceanos azuis.

Últimos Artigos

Toda Faculdade é credenciada em um determinado endereço, que consta nas portarias de credenciamento e recredenciamento, bem como no registro do portal e-MEC. Porém, uma Faculdade...
É possível comprar uma faculdade?
Sábado, 08 Abril 2023
Toda Faculdade credenciada pode ser vendida, de duas maneiras: - Pode ser vendida a empresa mantenedora da faculdade, mudando o quadro societário da empresa. - É possível fazer um...
Processos organizacionais
Sábado, 08 Abril 2023
Toda IES é composta de diversos processos, desde a matrícula dos alunos até sua formatura. Para obter eficiência é fundamental que estes processos estejam formalizados, e não...