É possível classificar os empreendedores em dois tipos. O primeiro é aqueles que inicia um negócio porque identificou uma oportunidade de mercado. Não necessariamente esta pessoa tem grandes conhecimentos sobre o produto ou serviço que vai oferecer, mas como percebeu que havia potencial no negócio estuda, pesquisa e abre o negócio. Um exemplo seria o empreendedor que percebe que mediante a crise as pessoas estão deixando de almoçar fora e pedindo marmitas para comer em casa, e abre um negócio de venda de marmitas. Outro exemplo é a pessoa que identifica que com o aumento do preço da gasolina e do álcool é um bom negócio vender kits de gás veicular. Contudo, estes empreendedores não conheciam, ou sabiam pouco, sobre marmitas e kits de gás. Eles acharam que seriam boas oportunidades e investiram no negócio. 

O outro grupo, são as pessoas que tem muita afinidade e conhecimento sobre um determinado produto ou serviço e desejam aproveitar este know how como vantagem competitiva para diferenciar o seu negócio pela qualidade. Talvez seja uma pessoa que ficou desempregada e como conhece sobre marcenaria resolve abrir uma fábrica de móveis, ou aquela pessoa que sempre costurou muito bem, mas apenas como hobby, e agora decidiu abrir uma costuraria. Também podemos citar um grande apreciador e conhecedor de vinhos que resolve abrir uma loja para comercializar este tipo de produtos.

Nestes dois tipos de empreendedores podemos identificar dois tipos e estratégia: O primeiro usa uma estratégia de fora da empresa para dentro, ou seja, ele identificou uma demanda do mercado para então criar um negócio que oferte o que o mercado procura. 
 
Já no segundo caso, o empreendedor usou uma estratégia de dentro para fora. Ou seja, ele está ofertando, ou “empurrando”, para o mercado um produto ou serviço que ele não sabe se é demandado. Eventualmente este empreendedor pode ter sucesso por que, mesmo sem saber, havia uma demanda para o seu produto ou serviço. Contudo, é uma maneira muito arriscada para constituir um negócio.

Outra situação, pode ser na loja de vinhos, onde o proprietário coloca na loja um certo tipo de vinhos de sua preferência, por exemplo, vinhos secos. Contudo, a maioria dos clientes procura por vinhos tintos. Novamente, o empreendedor deixou suas preferências influenciarem no negócio e não analisou as demandas do mercado, tomando uma estratégia de dentro para fora.

É muito bom quando o empreendedor já tem know how sobre o negócio, mas isto não basta, pois é preciso ver o que o seu cliente quer.

E o seu negócio, que estratégia está usando?

Últimos Artigos

Toda Faculdade é credenciada em um determinado endereço, que consta nas portarias de credenciamento e recredenciamento, bem como no registro do portal e-MEC. Porém, uma Faculdade...
É possível comprar uma faculdade?
Sábado, 08 Abril 2023
Toda Faculdade credenciada pode ser vendida, de duas maneiras: - Pode ser vendida a empresa mantenedora da faculdade, mudando o quadro societário da empresa. - É possível fazer um...
Processos organizacionais
Sábado, 08 Abril 2023
Toda IES é composta de diversos processos, desde a matrícula dos alunos até sua formatura. Para obter eficiência é fundamental que estes processos estejam formalizados, e não...