Abrir uma empresa, principalmente um comércio, requer uma boa análise quanto ao local onde instalar o negócio. Se você estiver planejando abrir uma loja de calçados, por exemplo, no bairro X vai precisar de um espaço físico na área onde se concentram os comércios do bairro. Se você pesquisou e o único local que achou fica em uma quadra onde já existem outras 2 lojas de calçados, o que você faria? Escolheria este local ou procuraria outro mais afastado?
Assisti no programa Negócios e soluções da Globonews uma reportagem que mostrava a proprietária de uma conhecida franquia de lojas de chocolates na cidade de São Paulo. Em entrevista, a proprietária da loja mostrou sua indignação porque ao lado de sua loja outra pessoa abriu uma loja de outra franquia, menos conhecida, de chocolates.
O proprietário da segunda loja, singelamente, disse que achou interessante a localidade e resolveu abrir sua loja ali. Questionado se ele não achava que aquilo era concorrência desleal o mesmo explicou que nunca difamou o produto da loja ao lado, nem comparou preços e sequer aborda o assunto com os clientes. Explicou que simplesmente mostra aos seus clientes os seus produtos e respectivos preços deixando-os livres para comprar ou não.
Ainda indignada, a proprietária da primeira loja, admitiu que seu faturamento subiu um pouco após a abertura da segunda loja. Mas como? A explicação é a mesma de porque as pessoas vão ao Shopping center. Porque lá tem mais opções.
Se você deseja comprar chocolates ode tomar uma das seguintes opções: a) Sair da sua casa e se deslocar até uma região onde há uma loja de chocolates. Neste caso, se você não gostar do produto, dos preços, etc., terá que se deslocar novamente até outra loja. b) Sair da sua cada e se deslocar até um local onde existem duas lojas, uma ao lado da outra. Assim, você terá o dobro de opções e maior possibilidade de encontrar algo de seu agrado com apenas um deslocamento.
Em Curitiba temos alguns exemplos semelhantes:
- Na Rua 24 de maio, entre as ruas Visconde de Guarapuava e Silva Jardim há grande concentração de lojas de componentes eletrônicos.
- Na Rua Riachuelo há diversas opções de lojas de móveis.
- O bairro Santa Felicidade é tradicional em gastronomia.
- Os arredores da Praça da Espanha, oferece diversos bares
- Nas redondezas do Terminal do Guadalupe há diversos salões que compram e vendem cabelo.
- Na Rua Rua General Mário Tourinho, no bairro Seminário, agrupam-se diversas revendas de carros.
Então se quero abrir uma loja devo procurar um concorrente e abrir ao lado? Não necessariamente. Existe a questão do pioneirismo. Em várias cidades existem bairros mais afastados, alguns que surgiram como conjuntos habitacionais e foram crescendo. É comum que nestes bairros desenvolvam-se pequenos comércios, como mercados, farmácias, e outros que ofereçam itens básicos. Neste caso o público de tais comércios é restrito aos moradores do bairro e dois estabelecimentos concorrentes podem não sobreviver em um primeiro momento.
Mas em outas situações, buscar um polo que já ofereça produtos semelhantes aos seus pode ser uma boa ideia, pois o cliente irá naturalmente até você sem muito esforço publicitário.