Abrir uma empresa, principalmente um comércio, requer uma boa análise quanto ao local onde instalar o negócio. Se você estiver planejando abrir uma loja de calçados, por exemplo, no bairro X vai precisar de um espaço físico na área onde se concentram os comércios do bairro. Se você pesquisou e o único local que achou fica em uma quadra onde já existem outras 2 lojas de calçados, o que você faria? Escolheria este local ou procuraria outro mais afastado?

Assisti no programa Negócios e soluções da Globonews uma reportagem que mostrava a proprietária de uma conhecida franquia de lojas de chocolates na cidade de São Paulo. Em entrevista, a proprietária da loja mostrou sua indignação porque ao lado de sua loja outra pessoa abriu uma loja de outra franquia, menos conhecida, de chocolates.
O proprietário da segunda loja, singelamente, disse que achou interessante a localidade e resolveu abrir sua loja ali. Questionado se ele não achava que aquilo era concorrência desleal o mesmo explicou que nunca difamou o produto da loja ao lado, nem comparou preços e sequer aborda o assunto com os clientes. Explicou que simplesmente mostra aos seus clientes os seus produtos e respectivos preços deixando-os livres para comprar ou não.

Ainda indignada, a proprietária da primeira loja, admitiu que seu faturamento subiu um pouco após a abertura da segunda loja. Mas como? A explicação é a mesma de porque as pessoas vão ao Shopping center. Porque lá tem mais opções.

Se você deseja comprar chocolates ode tomar uma das seguintes opções: a) Sair da sua casa e se deslocar até uma região onde há uma loja de chocolates. Neste caso, se você não gostar do produto, dos preços, etc., terá que se deslocar novamente até outra loja. b) Sair da sua cada e se deslocar até um local onde existem duas lojas, uma ao lado da outra. Assim, você terá o dobro de opções e maior possibilidade de encontrar algo de seu agrado com apenas um deslocamento.

Em Curitiba temos alguns exemplos semelhantes:
- Na Rua 24 de maio, entre as ruas Visconde de Guarapuava e Silva Jardim há grande concentração de lojas de componentes eletrônicos.
- Na Rua Riachuelo há diversas opções de lojas de móveis.
- O bairro Santa Felicidade é tradicional em gastronomia.
- Os arredores da Praça da Espanha, oferece diversos bares
- Nas redondezas do Terminal do Guadalupe há diversos salões que compram e vendem cabelo.
- Na Rua Rua General Mário Tourinho, no bairro Seminário, agrupam-se diversas revendas de carros.

Então se quero abrir uma loja devo procurar um concorrente e abrir ao lado? Não necessariamente. Existe a questão do pioneirismo. Em várias cidades existem bairros mais afastados, alguns que surgiram como conjuntos habitacionais e foram crescendo. É comum que nestes bairros desenvolvam-se pequenos comércios, como mercados, farmácias, e outros que ofereçam itens básicos. Neste caso o público de tais comércios é restrito aos moradores do bairro e dois estabelecimentos concorrentes podem não sobreviver em um primeiro momento.

Mas em outas situações, buscar um polo que já ofereça produtos semelhantes aos seus pode ser uma boa ideia, pois o cliente irá naturalmente até você sem muito esforço publicitário.

Em 28 de dezembro de 2018 o MEC publicou a Portaria nº 1.428, que dispõe sobre a oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial, despertando a...
Muitos foram surpreendidos com a publicação da Portaria do Ministério da Educação nº 1.421, de 28 de dezembro de 2018,  a qual define novos períodos para solicitação de:...
Índices de avaliação do MEC
Quarta, 19 Dezembro 2018
O Ministério da Educação (MEC) divulga diversos índices de qualidade das Instituições de Ensino Superior e seus cursos. Entenda cada um deles: Conceito Preliminar de Curso (CPC) O...
Obsolescência programada
Quarta, 22 Junho 2016
Antigamente os produtos eram extremamente duráveis. Móveis e eletrodomésticos eram fortes e resistentes, “feitos para a vida toda”. A partir dos anos 2000, as coisas começaram a ficar...
A comunicação e a Capivara
Sexta, 19 Fevereiro 2016
A comunicação é fundamental para qualquer empresa informar seus cliente e potenciais clientes sobre suas atividades, produtos, serviços, etc. Os meios de comunicação estiveram sempre em...
Até a década de 1990 os comerciais de carros, na TV, destacavam os atributos do veículo, como freios, segurança, consumo, etc. Já no final daquela década as mídias passaram a...
Ao aguardar em uma fila de banco os minutos se tornam horas e não é preciso fazer nenhuma pesquisa para constatar que ninguém gosta de aguardar. Supondo que o banco estivesse...
Escolhendo o nome da empresa
Sábado, 30 Janeiro 2016
Algumas pessoas começam um negócio pensando no nome, outras deixam isto para o final. Grandes empresas, fazem até pesquisas de mercado para criar nomes de novas empresas ou...
A importância do ponto comercial
Sábado, 30 Janeiro 2016
O ponto comercial pode ser um fator crucial para o novo empreendimento. O primeiro fator analisado é o preço do aluguel, que deve ser viável de acordo com o planejamento do...
    Muitos dizem que nada melhor do que aprender na prática, observando e fazendo. Realmente a vivência é muito rica, mas isto não significa, ao contrário do que muitas empresas...
A vantagem econômica certamente é almejada e trabalhada por todas as empresas a fim de se manterem no mercado e gerar renda para os seus proprietários e acionistas. No entanto, as...
A estratégia do oceano azul
Domingo, 10 Janeiro 2016
O livro “A estratégia do oceano azul”, dos autores Renée Mauborgne e W. Chan Kim é uma leitura fácil e muito explicativa que apresenta dois cenários de negócios: As empresas do...
É possível classificar os empreendedores em dois tipos. O primeiro é aqueles que inicia um negócio porque identificou uma oportunidade de mercado. Não necessariamente esta pessoa tem...
Polos Comerciais
Terça, 08 Dezembro 2015
Abrir uma empresa, principalmente um comércio, requer uma boa análise quanto ao local onde instalar o negócio. Se você estiver planejando abrir uma loja de calçados, por exemplo, no...
Ganhando visibilidade
Domingo, 06 Dezembro 2015
Em 2 de agosto de 2015 houve uma luta de MMA entre Ronda Rousey e a brasileira Bethe Correia. Foi a 9ª luta da carreira de Bethe e a 12ª de Ronda. Embora ambas estivessem invictas...
Como elaborar uma pesquisa de satisfação
Segunda, 30 Novembro 2015
Conhecer o cliente, seus interesses e sua satisfação é fundamental para adequar o seu negócio e pensar suas estratégias, marketing e esforços de venda. Cada empresa precisa...
Regulamentação de profissões
Segunda, 30 Novembro 2015
    Algumas profissões são regulamentadas no Brasil e apenas profissionais graduados em determinado curso podem exercer tal profissão. Os principais são os profissionais da área da...
Banco de dados e informações do cliente
Sábado, 28 Novembro 2015
Há alguns dias recebi um e-mail com a seguinte frase: “Seu contato conosco em 19/05/2010 demonstrou seu interesse por produtos e serviços relacionados às telecomunicações e acesso...
Muito se fala em sustentabilidade, seja nas empresas, na sociedade e nos países, mas quem são os profissionais que devem ser buscados quando desejamos tratar deste assunto? A...
Diversificação X Especialização
Sexta, 27 Novembro 2015
Quando pequeno eu tinha uma piada costumeira com minha irmã. Ao chegar em casa com pão um perguntava ao outro onde havia comprado e em tom irônico a resposta era “na farmácia”....