Em 2 de agosto de 2015 houve uma luta de MMA entre Ronda Rousey e a brasileira Bethe Correia. Foi a 9ª luta da carreira de Bethe e a 12ª de Ronda. Embora ambas estivessem invictas até então, Ronda possui um extenso currículo em outros esportes e diversas medalhas olímpicas, além de uma carreira como modelo, que a faz conhecida internacionalmente.
Bethe, que era menos conhecida, foi muito astuta ao desafiar Ronda, pois ela não tinha grande visibilidade e fama, enquanto Ronda é uma celebridade. Ainda que Bethe tenha perdido a luta ficou conhecida em todo o país e no mundo.

Isso mostra que algumas vezes uma carreira pode ser promovida mesmo com uma derrota.

Quando fui estagiário na universidade em que me graduei estava acontecendo eleições para diretor. Estavam na disputa 4 candidatos: a) o então diretor do campus; b) um professor do maior curso do campus, com uma ideologia diferenciada da corrente; c) um professor razoavelmente popular por suas brincadeiras e bom relacionamento com os alunos; d) um professor até então desconhecido, que estava na universidade fazia pouco tempo e, sequer era conhecido da maioria dos funcionários da universidade: O Prof. X.

A disputa era acirrada e até parecia uma disputa para prefeito. Até debate houve e um candidato, maliciosamente, pergunto ao Prof. X o que ele sabia sobre a história da universidade. O Prof. X, muito astuto respondeu: “Quem vive de passado é museu, eu estou aqui hoje para fazer o amanhã”.
Após este dia muita gente, entre alunos, funcionários e professores já comentava sobre o Prof. X

Após a apuração dos votos o Prof. X teve 2 votos por parte dos professores da universidade, 1 voto por parte dos funcionários e 15 votos por parte dos alunos. Uma verdadeira derrota, mas não para o Prof. X, que atingiu seu objetivo. Ele não foi tolo o suficiente para acreditar que seria eleito, mas ele conseguiu o que queria desde o início, que era ser conhecido.

Há quem julgue que não sejam os meios mais adequados mas ele o fez. Em seus folders enaltecia sua capacidade intelectual e seus livros publicados e realizou-se, porque muitos lembram até hoje o seu nome?: Prof. X.

Ms então estou sugerindo que você e a sua empresa assumam empreitadas das quais sabem que serão derrotados? Não exatamente. O que sugiro é que você participe mesmo sabendo que não irá ser vitorioso. Muitas empresas patrocinam equipes de corrida sabendo que estas jamais serão vitoriosas, mas fazem isto pela publicidade. Patrocine atletas mesmo sabendo que estes não irão ganhar. Até mesmo participar de leilões/licitações, que você nem mesmo tem interesse podem tornar seu nome conhecido.  Ir até algum evento tradicional da sua cidade ou do seu bairro pode gerar visibilidade à você e ao seu negócio.

Se você trabalhar com serviços, ofereça alguma coisa gratuita. Isto lhe trará visibilidade e reconhecimento. Seja visto! Se você puder ganhar, melhor, mas em alguns casos apenas a participação já é muito importante.

 

Em 28 de dezembro de 2018 o MEC publicou a Portaria nº 1.428, que dispõe sobre a oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial, despertando a...
Muitos foram surpreendidos com a publicação da Portaria do Ministério da Educação nº 1.421, de 28 de dezembro de 2018,  a qual define novos períodos para solicitação de:...
Índices de avaliação do MEC
Quarta, 19 Dezembro 2018
O Ministério da Educação (MEC) divulga diversos índices de qualidade das Instituições de Ensino Superior e seus cursos. Entenda cada um deles: Conceito Preliminar de Curso (CPC) O...
Obsolescência programada
Quarta, 22 Junho 2016
Antigamente os produtos eram extremamente duráveis. Móveis e eletrodomésticos eram fortes e resistentes, “feitos para a vida toda”. A partir dos anos 2000, as coisas começaram a ficar...
A comunicação e a Capivara
Sexta, 19 Fevereiro 2016
A comunicação é fundamental para qualquer empresa informar seus cliente e potenciais clientes sobre suas atividades, produtos, serviços, etc. Os meios de comunicação estiveram sempre em...
Até a década de 1990 os comerciais de carros, na TV, destacavam os atributos do veículo, como freios, segurança, consumo, etc. Já no final daquela década as mídias passaram a...
Ao aguardar em uma fila de banco os minutos se tornam horas e não é preciso fazer nenhuma pesquisa para constatar que ninguém gosta de aguardar. Supondo que o banco estivesse...
Escolhendo o nome da empresa
Sábado, 30 Janeiro 2016
Algumas pessoas começam um negócio pensando no nome, outras deixam isto para o final. Grandes empresas, fazem até pesquisas de mercado para criar nomes de novas empresas ou...
A importância do ponto comercial
Sábado, 30 Janeiro 2016
O ponto comercial pode ser um fator crucial para o novo empreendimento. O primeiro fator analisado é o preço do aluguel, que deve ser viável de acordo com o planejamento do...
    Muitos dizem que nada melhor do que aprender na prática, observando e fazendo. Realmente a vivência é muito rica, mas isto não significa, ao contrário do que muitas empresas...
A vantagem econômica certamente é almejada e trabalhada por todas as empresas a fim de se manterem no mercado e gerar renda para os seus proprietários e acionistas. No entanto, as...
A estratégia do oceano azul
Domingo, 10 Janeiro 2016
O livro “A estratégia do oceano azul”, dos autores Renée Mauborgne e W. Chan Kim é uma leitura fácil e muito explicativa que apresenta dois cenários de negócios: As empresas do...
É possível classificar os empreendedores em dois tipos. O primeiro é aqueles que inicia um negócio porque identificou uma oportunidade de mercado. Não necessariamente esta pessoa tem...
Polos Comerciais
Terça, 08 Dezembro 2015
Abrir uma empresa, principalmente um comércio, requer uma boa análise quanto ao local onde instalar o negócio. Se você estiver planejando abrir uma loja de calçados, por exemplo, no...
Ganhando visibilidade
Domingo, 06 Dezembro 2015
Em 2 de agosto de 2015 houve uma luta de MMA entre Ronda Rousey e a brasileira Bethe Correia. Foi a 9ª luta da carreira de Bethe e a 12ª de Ronda. Embora ambas estivessem invictas...
Como elaborar uma pesquisa de satisfação
Segunda, 30 Novembro 2015
Conhecer o cliente, seus interesses e sua satisfação é fundamental para adequar o seu negócio e pensar suas estratégias, marketing e esforços de venda. Cada empresa precisa...
Regulamentação de profissões
Segunda, 30 Novembro 2015
    Algumas profissões são regulamentadas no Brasil e apenas profissionais graduados em determinado curso podem exercer tal profissão. Os principais são os profissionais da área da...
Banco de dados e informações do cliente
Sábado, 28 Novembro 2015
Há alguns dias recebi um e-mail com a seguinte frase: “Seu contato conosco em 19/05/2010 demonstrou seu interesse por produtos e serviços relacionados às telecomunicações e acesso...
Muito se fala em sustentabilidade, seja nas empresas, na sociedade e nos países, mas quem são os profissionais que devem ser buscados quando desejamos tratar deste assunto? A...
Diversificação X Especialização
Sexta, 27 Novembro 2015
Quando pequeno eu tinha uma piada costumeira com minha irmã. Ao chegar em casa com pão um perguntava ao outro onde havia comprado e em tom irônico a resposta era “na farmácia”....