Em 2 de agosto de 2015 houve uma luta de MMA entre Ronda Rousey e a brasileira Bethe Correia. Foi a 9ª luta da carreira de Bethe e a 12ª de Ronda. Embora ambas estivessem invictas até então, Ronda possui um extenso currículo em outros esportes e diversas medalhas olímpicas, além de uma carreira como modelo, que a faz conhecida internacionalmente.
Bethe, que era menos conhecida, foi muito astuta ao desafiar Ronda, pois ela não tinha grande visibilidade e fama, enquanto Ronda é uma celebridade. Ainda que Bethe tenha perdido a luta ficou conhecida em todo o país e no mundo.
Isso mostra que algumas vezes uma carreira pode ser promovida mesmo com uma derrota.
Quando fui estagiário na universidade em que me graduei estava acontecendo eleições para diretor. Estavam na disputa 4 candidatos: a) o então diretor do campus; b) um professor do maior curso do campus, com uma ideologia diferenciada da corrente; c) um professor razoavelmente popular por suas brincadeiras e bom relacionamento com os alunos; d) um professor até então desconhecido, que estava na universidade fazia pouco tempo e, sequer era conhecido da maioria dos funcionários da universidade: O Prof. X.
A disputa era acirrada e até parecia uma disputa para prefeito. Até debate houve e um candidato, maliciosamente, pergunto ao Prof. X o que ele sabia sobre a história da universidade. O Prof. X, muito astuto respondeu: “Quem vive de passado é museu, eu estou aqui hoje para fazer o amanhã”.
Após este dia muita gente, entre alunos, funcionários e professores já comentava sobre o Prof. X
Após a apuração dos votos o Prof. X teve 2 votos por parte dos professores da universidade, 1 voto por parte dos funcionários e 15 votos por parte dos alunos. Uma verdadeira derrota, mas não para o Prof. X, que atingiu seu objetivo. Ele não foi tolo o suficiente para acreditar que seria eleito, mas ele conseguiu o que queria desde o início, que era ser conhecido.
Há quem julgue que não sejam os meios mais adequados mas ele o fez. Em seus folders enaltecia sua capacidade intelectual e seus livros publicados e realizou-se, porque muitos lembram até hoje o seu nome?: Prof. X.
Ms então estou sugerindo que você e a sua empresa assumam empreitadas das quais sabem que serão derrotados? Não exatamente. O que sugiro é que você participe mesmo sabendo que não irá ser vitorioso. Muitas empresas patrocinam equipes de corrida sabendo que estas jamais serão vitoriosas, mas fazem isto pela publicidade. Patrocine atletas mesmo sabendo que estes não irão ganhar. Até mesmo participar de leilões/licitações, que você nem mesmo tem interesse podem tornar seu nome conhecido. Ir até algum evento tradicional da sua cidade ou do seu bairro pode gerar visibilidade à você e ao seu negócio.
Se você trabalhar com serviços, ofereça alguma coisa gratuita. Isto lhe trará visibilidade e reconhecimento. Seja visto! Se você puder ganhar, melhor, mas em alguns casos apenas a participação já é muito importante.