Muito se fala em sustentabilidade, seja nas empresas, na sociedade e nos países, mas quem são os profissionais que devem ser buscados quando desejamos tratar deste assunto? A resposta seria muito longa, pois todas as áreas estão relacionadas, de alguma forma, ao fenômeno da sustentabilidade.
No âmbito econômico, refere-se à viabilidade econômica e financeira, então podemos destacar os administradores, contabilistas e todos aqueles profissionais relacionados a gestão.
A perspectiva ambiental trata da prevenção dos impactos nos sistemas naturais, assim, os principais profissionais envolvidos são biólogos, geólogos, químicos e engenheiros ambientais e florestais, dentre outros.
A dimensão social abrange a gestão do impacto nos sistemas sociais incorporando questões relacionadas ao desenvolvimento humano à equidade e às considerações éticas. Pode-se então citar os profissionais da área de recursos humanos, psicólogos e assistentes sociais, dentre outros.
Além destes, ainda podemos citar profissionais das áreas de comunicação e marketing, incluindo também os jornalistas e educadores, que têm a responsabilidade de levar os conceitos da sustentabilidade à todos os indivíduos. Os vendedores, por exemplo, também tem a função de comunicar aos consumidores sobre os atributos dos produtos e as melhores formas de utilizá-los.
Todos os demais profissionais, ao utilizarem matérias primas, produtos, e selecionar fornecedores têm seu papel. Um dentista, por exemplo, ou um pintor, também tem a responsabilidade de utilizar os produtos que adquirem de forma adequada a fim de manter seus atributos ligados a sustentabilidade, como por exemplo, o descarte adequado das embalagens de materiais nocivos ao meio ambiente.
Como visto, cada profissional tem sua função, assim, cabe aos gestores a coordenação destas pessoas. A sustentabilidade é um fenômeno dinâmico e que deve ter todos os seus elementos igualmente desenvolvidos, não sendo suficiente desenvolver apenas um ou dois deles. Assim, a necessidade de coesão entre todos os profissionais é vital, destacando a necessidade de uma gestão eficaz.

 

Últimos Artigos

Toda Faculdade é credenciada em um determinado endereço, que consta nas portarias de credenciamento e recredenciamento, bem como no registro do portal e-MEC. Porém, uma Faculdade...
É possível comprar uma faculdade?
Sábado, 08 Abril 2023
Toda Faculdade credenciada pode ser vendida, de duas maneiras: - Pode ser vendida a empresa mantenedora da faculdade, mudando o quadro societário da empresa. - É possível fazer um...
Processos organizacionais
Sábado, 08 Abril 2023
Toda IES é composta de diversos processos, desde a matrícula dos alunos até sua formatura. Para obter eficiência é fundamental que estes processos estejam formalizados, e não...