Quando pequeno eu tinha uma piada costumeira com minha irmã. Ao chegar em casa com pão um perguntava ao outro onde havia comprado e em tom irônico a resposta era “na farmácia”. Isso porque naquela época, que nem fazem tantos anos, todos os comércios eram muito especializados e uma farmácia vendia apenas medicamentos, sendo inconcebível pensar em comprar pão na farmácia. 
Atualmente, ao entrar em algumas drugstores até temos a impressão de que os produtos menos disponíveis são remédios. Por um ponto de vista semelhante, podemos definir a drugstore como uma loja de conveniências tão grande que, lá no fundo, existe também uma farmácia.
Muito mudou nos últimos anos e podemos comprar pão na farmácia, no posto de combustíveis e talvez até em outros lugares que eu ainda não descobri. Postos de combustíveis são outro exemplo de estabelecimentos que diversificaram, oferecendo uma infinidade de produtos.
Lojas de materiais de construção agora são chamadas de Centerlar, uma vez que além do tradicional cimento e tijolos também oferecem uma ampla gama de produtos de decoração, para cozinha, enxovais, dentre outras coisas. Ou seja, tudo relativo a casa.
Também se difundiram as lojas de departamento, que não tem um segmento de produtos definido, vendendo utensílios de cozinha, decoração, cama, mesa, banho, jardinagem, ferramentas, alimentação, papelaria, etc.
Mas em meio a esta onda de diversificação também existe a especialização. Em um Centerlar, por exemplo, estarão disponíveis as lâmpadas mais vendidas, mas dificilmente haverão lâmpadas especiais, ou seja, lâmpadas para uso em aquários, filtros de água, bronzeamento, na indústria, etc. Isto ocorre pois teriam poucas vendas e não seria viável manter estoques de materiais com baixa saída. Por este motivo surgem as lojas especializadas, como a Casa das lâmpadas, que oferece toda esta gama de produtos. Assim, todos que precisarem deste tipo de lâmpadas irão procurar a Casa das lâmpadas, tornando o negócio viável.
Outros exemplos são a casa dos registros, dos chuveiros, dos varais, das canetas, etc.
Mas então o que é melhor? Diversificação ou especialização? O importante é identificar a oportunidade e ter uma estratégia definida. Nos exemplos apresentados cada empresa adotou uma estratégia diferente, considerando contextos diferentes, mercados e públicos diferentes.

Em 28 de dezembro de 2018 o MEC publicou a Portaria nº 1.428, que dispõe sobre a oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial, despertando a...
Muitos foram surpreendidos com a publicação da Portaria do Ministério da Educação nº 1.421, de 28 de dezembro de 2018,  a qual define novos períodos para solicitação de:...
Índices de avaliação do MEC
Quarta, 19 Dezembro 2018
O Ministério da Educação (MEC) divulga diversos índices de qualidade das Instituições de Ensino Superior e seus cursos. Entenda cada um deles: Conceito Preliminar de Curso (CPC) O...
Obsolescência programada
Quarta, 22 Junho 2016
Antigamente os produtos eram extremamente duráveis. Móveis e eletrodomésticos eram fortes e resistentes, “feitos para a vida toda”. A partir dos anos 2000, as coisas começaram a ficar...
A comunicação e a Capivara
Sexta, 19 Fevereiro 2016
A comunicação é fundamental para qualquer empresa informar seus cliente e potenciais clientes sobre suas atividades, produtos, serviços, etc. Os meios de comunicação estiveram sempre em...
Até a década de 1990 os comerciais de carros, na TV, destacavam os atributos do veículo, como freios, segurança, consumo, etc. Já no final daquela década as mídias passaram a...
Ao aguardar em uma fila de banco os minutos se tornam horas e não é preciso fazer nenhuma pesquisa para constatar que ninguém gosta de aguardar. Supondo que o banco estivesse...
Escolhendo o nome da empresa
Sábado, 30 Janeiro 2016
Algumas pessoas começam um negócio pensando no nome, outras deixam isto para o final. Grandes empresas, fazem até pesquisas de mercado para criar nomes de novas empresas ou...
A importância do ponto comercial
Sábado, 30 Janeiro 2016
O ponto comercial pode ser um fator crucial para o novo empreendimento. O primeiro fator analisado é o preço do aluguel, que deve ser viável de acordo com o planejamento do...
    Muitos dizem que nada melhor do que aprender na prática, observando e fazendo. Realmente a vivência é muito rica, mas isto não significa, ao contrário do que muitas empresas...
A vantagem econômica certamente é almejada e trabalhada por todas as empresas a fim de se manterem no mercado e gerar renda para os seus proprietários e acionistas. No entanto, as...
A estratégia do oceano azul
Domingo, 10 Janeiro 2016
O livro “A estratégia do oceano azul”, dos autores Renée Mauborgne e W. Chan Kim é uma leitura fácil e muito explicativa que apresenta dois cenários de negócios: As empresas do...
É possível classificar os empreendedores em dois tipos. O primeiro é aqueles que inicia um negócio porque identificou uma oportunidade de mercado. Não necessariamente esta pessoa tem...
Polos Comerciais
Terça, 08 Dezembro 2015
Abrir uma empresa, principalmente um comércio, requer uma boa análise quanto ao local onde instalar o negócio. Se você estiver planejando abrir uma loja de calçados, por exemplo, no...
Ganhando visibilidade
Domingo, 06 Dezembro 2015
Em 2 de agosto de 2015 houve uma luta de MMA entre Ronda Rousey e a brasileira Bethe Correia. Foi a 9ª luta da carreira de Bethe e a 12ª de Ronda. Embora ambas estivessem invictas...
Como elaborar uma pesquisa de satisfação
Segunda, 30 Novembro 2015
Conhecer o cliente, seus interesses e sua satisfação é fundamental para adequar o seu negócio e pensar suas estratégias, marketing e esforços de venda. Cada empresa precisa...
Regulamentação de profissões
Segunda, 30 Novembro 2015
    Algumas profissões são regulamentadas no Brasil e apenas profissionais graduados em determinado curso podem exercer tal profissão. Os principais são os profissionais da área da...
Banco de dados e informações do cliente
Sábado, 28 Novembro 2015
Há alguns dias recebi um e-mail com a seguinte frase: “Seu contato conosco em 19/05/2010 demonstrou seu interesse por produtos e serviços relacionados às telecomunicações e acesso...
Muito se fala em sustentabilidade, seja nas empresas, na sociedade e nos países, mas quem são os profissionais que devem ser buscados quando desejamos tratar deste assunto? A...
Diversificação X Especialização
Sexta, 27 Novembro 2015
Quando pequeno eu tinha uma piada costumeira com minha irmã. Ao chegar em casa com pão um perguntava ao outro onde havia comprado e em tom irônico a resposta era “na farmácia”....