Quando pequeno eu tinha uma piada costumeira com minha irmã. Ao chegar em casa com pão um perguntava ao outro onde havia comprado e em tom irônico a resposta era “na farmácia”. Isso porque naquela época, que nem fazem tantos anos, todos os comércios eram muito especializados e uma farmácia vendia apenas medicamentos, sendo inconcebível pensar em comprar pão na farmácia.
Atualmente, ao entrar em algumas drugstores até temos a impressão de que os produtos menos disponíveis são remédios. Por um ponto de vista semelhante, podemos definir a drugstore como uma loja de conveniências tão grande que, lá no fundo, existe também uma farmácia.
Muito mudou nos últimos anos e podemos comprar pão na farmácia, no posto de combustíveis e talvez até em outros lugares que eu ainda não descobri. Postos de combustíveis são outro exemplo de estabelecimentos que diversificaram, oferecendo uma infinidade de produtos.
Lojas de materiais de construção agora são chamadas de Centerlar, uma vez que além do tradicional cimento e tijolos também oferecem uma ampla gama de produtos de decoração, para cozinha, enxovais, dentre outras coisas. Ou seja, tudo relativo a casa.
Também se difundiram as lojas de departamento, que não tem um segmento de produtos definido, vendendo utensílios de cozinha, decoração, cama, mesa, banho, jardinagem, ferramentas, alimentação, papelaria, etc.
Mas em meio a esta onda de diversificação também existe a especialização. Em um Centerlar, por exemplo, estarão disponíveis as lâmpadas mais vendidas, mas dificilmente haverão lâmpadas especiais, ou seja, lâmpadas para uso em aquários, filtros de água, bronzeamento, na indústria, etc. Isto ocorre pois teriam poucas vendas e não seria viável manter estoques de materiais com baixa saída. Por este motivo surgem as lojas especializadas, como a Casa das lâmpadas, que oferece toda esta gama de produtos. Assim, todos que precisarem deste tipo de lâmpadas irão procurar a Casa das lâmpadas, tornando o negócio viável.
Outros exemplos são a casa dos registros, dos chuveiros, dos varais, das canetas, etc.
Mas então o que é melhor? Diversificação ou especialização? O importante é identificar a oportunidade e ter uma estratégia definida. Nos exemplos apresentados cada empresa adotou uma estratégia diferente, considerando contextos diferentes, mercados e públicos diferentes.