A comunicação é fundamental para qualquer empresa informar seus cliente e potenciais clientes sobre suas atividades, produtos, serviços, etc. Os meios de comunicação estiveram sempre em evolução mas na última década a velocidade destas mudanças cresceu surpreendentemente, sendo um dos fatores a popularização das mídias sociais. A comunicação teve que se adaptar a estas novas mídias, no entanto, o que mudou não foi apenas o veículo, mas também a própria maneira de comunicar mudou.
A Prefeitura de Curitiba há muito tempo possuía a interação com a comunidade, a fim de transmitir informações institucionais, de interesse público, etc. Não tenho dados para fazer afirmações mas acredito que o alcance destes esforços eram limitados, pois usavam métodos tradicionais de comunicação.
Recentemente, a Prefeitura de Curitiba revolucionou a comunicação. Mensagens divertidas e descontraídas estão alcançado uma grande parcela da população. Se antes ninguém discutia sobre a Prefeitura hoje tem sido motivo de conversas e debates entre diversas pessoas.
A já famosa Capivara foi alvo de críticas vindas de outras instituições, inclusive outras Prefeituras que não tiveram a mesma competência para criar fenomenal meio de interação com a população. Uma das acusações foi a falta de seriedade, mas não conseguiram enxergar a efetividade da comunicação que, de maneira divertida e descontraída, atinge muito mais gente, cumprindo seu objetivo exemplarmente.
Portanto, adaptar-se as novas mídias não é suficiente, é preciso reinventar a comunicação.
Parabéns Capivara!